Aprosoja/MS avalia uso e ocupação do solo no percurso de 10.000 KMs

27/01/2020
Aprosoja/MS avalia uso e ocupação do solo no percurso de 10.000 KMs
FOTO: Rafael de Souza

Com a finalidade de complementar e comparar informações obtidas por satélite, por meio do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga MS), técnicos da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), percorrem mais de 10.000 quilômetros, entre os municípios produtores de grãos. Com uso de GPS os técnicos vão identificar pelo menos 12.000 pontos, que vão contribuir com o mapeamento da produção agropecuária.

 

“De maneira simples podemos definir esse trabalho como uma forma de pontuar quais culturas predominam em determinadas áreas e atualizar os dados já mapeamos pelo satélite, confirmando ou contestando informações”, explica o diretor executivo da Aprosoja/MS, Frederico Azevedo.

 

Durante o percurso a equipe identifica e sinaliza em um software as culturas que estão à margem direita e à esquerda das 141 rodovias, federais, estaduais e municipais. Com essas informações a equipe deixa mais concreta as estimativas de produção e o impacto econômico para cada cultura, principalmente soja e milho.

 

“Até o momento destacamos o bom desenvolvimento da safra de soja, o que indica uma boa produtividade neste ciclo 2019/20. Vamos percorrer todos os municípios de Mato Grosso do Sul em busca de informações que vão nos ajudar também a conhecer mais de perto a realidade e, principalmente, as potencialidades do mercado agrícola”, completa o diretor.

 

Segundo a Aprosoja/MS os técnicos também identificam o tamanho das áreas dedicadas aos grãos e a entidade utilizará os dados para chegar ainda mais próximo dos agricultores e atrair investimentos para Mato Grosso do Sul.

 

Agro Agência Assessoria

Assessoria de Imprensa

(67) 9 9239-6369


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados