Aprosoja/MS fala sobre mercado de grãos no 1º Fórum Soja Brasil

27/07/2019
Aprosoja/MS fala sobre mercado de grãos no 1º Fórum Soja Brasil

O 1º Fórum Soja Brasil da safra 2019/2020 realizado na sexta-feira (26), em Maracaju, reuniu cerca de 200 pessoas para debater sobre as “Perspectivas a próxima safra, mercado e novas rotas de exportação”. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural e contou com a presença de pesquisadores e representantes de classe em um debate de duas horas.

O presidente da Aprosoja-MS, Juliano Schmaedecke destacou a safra de soja em Mato Grosso do Sul e cpmo a presença de cooperativas do Paraná no Estado tem aumentado nos últimos cinco anos. Segundo ele, isso trouxe estabilidade ao mercado de grãos do estado. “O produtor ganha se souber usar as ferramentas e negociar o melhor preço. Tem muita gente vendendo insumos, como adubo e defensivos, e comprando soja e milho. É uma guerra pelo produto”, diz.

Ele conta que o produtor sul-mato-grossense enfrentou muitos veranicos na safra 2018/2019 e na segunda safra, mas “a tecnologia usada, graças à Fundação-MS, tem evitado grandes variações de produtivo. Antigamente, colhíamos entre 35 e 40 sacas. Hoje, seguramos pelo menos de 50 a 55 sacas”, conta.

Este ano, o presidente da Aprosoja-MS diz que torce para o que o clima colabore, mas sabe que gerir uma indústria a céu aberto é complicada. Ele afirma que o sojicultor precisa comprar bem e vender melhor ainda, travando preços quando possível. “Olhar para todos os fatores que estão ao redor da produção. O que o agricultor precisa para uma boa safra não está fora, mas dentro da fazenda. É fazer um bom plantio, uma boa pulverização e uma boa colheita”, defende.

Texto: Projeto Soja Brasil e Agro A


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados