Aprosoja/MS participa de plano para disseminar o Manejo Integrado de Pragas

11/09/2019
Aprosoja/MS participa de plano para disseminar o Manejo Integrado de Pragas

A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) assinou nesta quarta-feira (11) um termo de cooperação técnica com o Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e outras instituições ligadas a pesquisa e ao agronegócio, para atuação dentro do Plano Estadual para Difusão do Manejo Integrado de Pragas.

O MIP é uma forma eficiente de reduzir o número de aplicações de defensivos agrícolas nas lavouras e as principais técnicas já são adotadas por produtores rurais de MS. “A rotação de culturas, o plantio direto e a utilização de variedades transgênicas que expressam proteínas inseticidas, são algumas ações realizadas pelos agricultores locais, mas com o lançamento do Plano Estadual a intenção é aumentar a informação aos produtores sobre essas técnicas para disseminar ainda mais os bons usos do MIP”, explica o diretor-executivo da Aprosoja/MS, Frederico Azevedo.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destacou que as parcerias são fundamentais para a efetividade do plano. “As instituições parceiras vão auxiliar a disseminar as informações técnicas aos nossos produtores, com conhecimento específico e pesquisa aplicada para atender as necessidades de quem produz. Ainda dentro do plano, estamos trabalhando para atrair bio fábricas para se instalar em MS”.

O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, lembrou que a criação do plano estadual foi proposta pelo Conselho Estadual do Agronegócio e elaborado por grupos de trabalho coordenados pela Secretaria. “Precisamos construir uma base sólida de ações, com disseminação do conhecimento, pesquisa, assistência técnica e implementação de políticas públicas. Precisamos ter ações práticas e especificas para o uso racional ou alternativo no controle de pragas”.

O lançamento contou ainda com a palestra “Manejo Integrado de Pragas: A base da sustentabilidade”, ministrado pelo eng. Agr. Dr. José Fernando Grigolli da Fundação MS.

O MIP já faz parte do dia a dia de produtores de soja e milho em Mato Grosso do Sul, entretanto as equipes de campo da entidade irão reforçar o tema junto ao campo como forma de melhorar a eficiência deste manejo e gerar maior informação técnica ao produtor.


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados