Projetos

Siga MS

Siga MS

O Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS) é uma ferramenta criada e mantida pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) para monitorar lavouras desde 2009. Por meio desse sistema, informações estatísticas e dados georeferenciados das culturas de soja 1ª safra e milho 2ª safra são colhidos e consolidados. Isso só é possível por meio do acompanhamento de campo realizado pelos técnicos do Siga MS em mais de 60% dos municípios que possuem produção de soja ou milho, o que significa uma cobertura de 92% da área total usada para a agricultura no Estado.

O levantamento, além de realizar acompanhamento da evolução das safras, possibilita a identificação de pragas, doenças, plantas daninhas, a localização dos usos do solo, perdas, dados climáticos, de armazenagem e logística. Desta forma, a ferramenta fornece informações acerca da dinâmica dessas atividades e acerca da importância em se ter eficiente gerenciamento da produção agropecuária e um manejo sustentável dos ricos e diversos ecossistemas presentes no Estado.

Na versão Web, o Siga MS oferece aos usuários informações relacionadas às safras agrícolas, bem como um acervo de documentos e boletins técnicos publicados. A ferramenta, ainda, possibilita à Aprosoja/MS e ao agricultor atuar de forma estratégica na tomada de decisões com ações voltadas aos produtores de grãos de Mato Grosso do Sul.

http://www.sigaweb.org/

Soja Plus

Soja Plus

O programa Soja Plus é nacional, gratuito, e foi criado com o objetivo de suprir a carência de extensão rural brasileira. Por isso, leva orientações e apoio ao produtor rural onde ele está.

Em Mato Grosso do Sul, o Soja Plus é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e é colocado em prática por meio de visitas técnicas realizadas por profissionais com formação em Agronomia e especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho, além de experiência de campo. O foco das visitas é diagnosticar desafios e oportunidades no campo, além de monitorar indicadores de desempenho e reconhecer avanços obtidos através de consultorias na propriedade rural. Com foco na gestão, o diferencial do programa está no suporte oferecido para a resolução de desafios encontrados na área rural.

O Soja Plus capacita gratuitamente e realiza a distribuição de cartilhas e outras ferramentas, assim como promove cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, de indicadores sociais e ambientais, além de realizar palestras em feiras agropecuárias. Desta forma, o programa contribui para a conservação dos recursos naturais, a governança das atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores, produtores rurais e comunidades locais.

http://www.sojaplus.org.br/site/index.php

Circuito Aprosoja

Circuito Aprosoja

O Circuito Aprosoja é o maior evento de pré-safra do País que, há 10 anos, leva informações estratégicas ao produtor. Em Mato Grosso do Sul, é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) que tem ajudado no planejamento da próxima safra por meio de circuito de eventos voltados aos agricultores que trabalham, principalmente, com o cultivo de soja e milho.

O Circuito Aprosoja considera que as cadeias de produção de grãos estão entre as mais complexas e dinâmicas da agropecuária, por isso, utiliza eventos promovidos nos principais municípios produtores de milho e soja do Estadopara disseminar conhecimento.

Os eventos contam com palestras, seminários, workshops e a participação de pesquisadores, técnicos e agricultores com a finalidade de oferecer diagnósticos sobre a realidade nacional e local. Além disso, o projeto promove discussão acerca dos temas prioritários a estas atividades, focando na melhoria do ambiente de negócio e a elaboração de ações e projetos que ampliem a sustentabilidade plena da agricultura.

 

Aprosoja

 

www.circuitoaprosoja.com.br

Matriz Insumo-Produto (MIP)

Matriz Insumo-Produto (MIP)

A Matriz de Insumo-Produto (MIP) é uma radiografia da atividade agrícola em Mato Grosso do Sul. Ela mostra a importância econômica do agronegócio para o Estado por meio de um conjunto sistemático de informações detalhadas sobre a estrutura produtiva de MS.

Dessa forma, a MIP permite a identificação precisa dos diversos fluxos de produção, tanto de bens finais, quanto de bens intermediários. O objetivo é construir uma Matriz de Insumo-Produto para Mato Grosso do Sul com foco na desagregação de atividades para as cadeias produtivas de milho e soja.

A partir dos resultados da Matriz de Insumo-Produto, e de indicadores de interligação setorial da economia local, é possível calcular os efeitos de choques de demanda sobre emprego, sobre a renda e valor adicionado. Esse conjunto qualificado de informações faz com que a Matriz seja um instrumento valioso para a análise econômica em geral e para a elaboração de políticas públicas.

Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA

Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA

A Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) atua de forma decisiva nas discussões que envolvem o agronegócio no âmbito do Poder Legislativo. Para isso, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) acompanha os projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e demais projetos que ofereçam algum vínculo com o agronegócio.

Entretanto, o foco está, principalmente, nas propostas que podem influenciar na atividade agrícola. Por isso, a Aprosoja/MS analisa tecnicamente esses projetos com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável da agricultura no Estado.

Entre as prioridades da FPA está a modernização da legislação trabalhista, fundiária, tributária, além da regulamentação da questão de terras indígenas e áreas de quilombolas com o intuito de garantir a segurança jurídica necessária à competitividade do setor.

http://www.fpagropecuaria.org.br/

Mapeamento da Economia Agrícola de Mato Grosso do Sul – (MEA/MS)

Mapeamento da Economia Agrícola de Mato Grosso do Sul – (MEA/MS)

O Mapeamento da Economia Agrícola de Mato Grosso do Sul (MEA/MS) tem o objetivo de mapear os custos dos sistemas de produção e analisar a viabilidade econômica (rentabilidade) dos sistemas produtivos predominantes da soja e do milho nos principais municípios produtores e nas áreas de expansão de Mato Grosso do Sul. Para isso, o levantamento utiliza dados e modelos já aplicados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da ESALQ/USP e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entre os focos do projeto está o levantamento de informações com periodicidade anual por meio de entrevistas e painéis, com a participação dos agentes econômicos da produção, na construção das informações e dos sistemas produtivos mais representativos que refletem as modalidades de produção da região e do Estado.

Jornada técnica

Jornada técnica

A Jornada Técnica foi criada pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) para oferecer conhecimento desmistificado sobre a agricultura e os sistemas de produção ligados às cadeias produtivas da soja e milho.

Por meio de visitas técnicas a universidades, institutos representativos e de pesquisa, a iniciativa tem o objetivo de abordar temas de interesse a profissionais do agronegócio e, principalmente, estudantes que estão em formação em nível superior.

Desta forma, as ações buscam integrar o estudante universitário e profissionais ligados à educação formal à realidade do campo e do agronegócio. Os temas são selecionados de acordo com as necessidades de cada região, conforme demanda dos parceiros locais, para que os conteúdos mostrem a ligação das diversas áreas de formação com a agropecuária no Mato Grosso do Sul.

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados