Maracaju, maior produtor de soja de MS, recebe Circuito Aprosoja 2017

29/09/2017
Maracaju, maior produtor de soja de MS, recebe Circuito Aprosoja 2017

Maracaju, que é maior produtor de soja em Mato Grosso do sul, foi o 14º município a receber a programação do Circuito Aprosoja 2017. O evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 28, no Parque de Exposições de Maracaju.

O Circuito contou com a presença de produtores rurais, profissionais do agronegócio e estudantes da área que acompanharam a palestra, “Perspectivas para o Agronegócio 2017/2018”, com o engenheiro agrônomo e economista, Alexandre Mendonça de Barros, que trouxe projeções da agricultura e pecuária, fazendo uma análise da macroeconomia e política e de seu impacto para o agronegócio.

O presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) , Christiano Bortolotto, destacou na abertura do evento, a produção do município de Maracaju, ressaltando a importância do investimento em tecnologia e conhecimento. “Aqui em Maracaju, nós temos os melhores números em área, produção e produtividade. É um município que investe em tecnologia, em conhecimento e na qualidade da produção, é a cara do produtor rural brasileiro, que acredita no Brasil, que acredita no seu negócio e traz esses bons números para o MS e para o País”.

Christiano Bortolotto ressaltou também a importância de instituições como a Aprosoja/MS que proporcionam um suporte essencial ao produtor rural na conquista da qualidade de sua produção. “A Aprosoja/MS busca sempre a produção competitiva, sustentável e integradora, e esse é o momento em a gente traz o conhecimento ao produtor, que ao adquiri-lo pode aumentar a competitividade e a sustentabilidade do seu negócio. Ações e projetos que desenvolvemos como o Circuito Aprosoja, Mapeamento da Economia, Siga-MS, Soja Plus entre outros, faz com que nós possamos ter uma melhor gestão dos nossos negócios, pois tão importante quanto uma boa tecnologia é saber identificar qual é a melhor para cada atividade e por meio do Aplicativo Aprosoja/MS é possível ter acesso, por meio de um celular/ smartphone, a todos os dados, informações e muito conhecimento de credibilidade captados pelos projetos da instituição”, destacou.

O presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke, deu as boas vindas aos presentes e destacou a importância do evento para o agronegócio. “A programação do Circuito Aprosoja traz hoje aqui perspectivas sobre soja, milho e gado e isso faz com que a gente consiga criar a melhor estratégia possível para a nossa atividade. Nós só conseguimos isso, com boas informações e é isso que o Circuito nos proporciona.”, destaca o presidente.

Produtor preparado

Para o agricultor de Maracaju, Luciano Mendes que também é presidente da Fundação MS, a palestra com o Alexandre Mendonça traz a possibilidade de o produtor visualizar o cenário que é possível dentro do seu planejamento. “As informações são muito bem-vindas para nosso planejamento e é fundamental a participação do produtor em uma palestra como essa, pois clareia o planejamento de qualquer um.” Comenta.

Luciano que há 20 anos produz em Maracaju aguarda as chuvas para iniciar o plantio. “O quea gente tem procurado fazer é um planejamento antecipado da parte  operacional, da parte da escolha de variedades, ai a gente lança mão de toda tecnologia gerada e testada pelas instituições como a Fundação MS. Nós não temos domínio do clima, por exemplo, então a gente precisa fazer a parte operacional bem feita para que o impacto climático seja o menor possível.”

Circuito

O Circuito Aprosoja é uma realização da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), do Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do Fundems (Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e Soja). O projeto conta ainda com a parceria do Sistema Famasul, do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, além do apoio do CREA-MS e da Monsanto.

Fonte: Assessoria de Imprensa- Aprosoja/MS, Raquel Fernandes.


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados