Orientações especializadas atraem público na 10ª etapa do Circuito Aprosoja, em Coxim

06/09/2017
Orientações especializadas atraem público na 10ª etapa do Circuito Aprosoja, em Coxim

Produtores rurais, profissionais do agronegócio e estudantes de Coxim puderam conferir, nesta terça-feira (6), informações indispensáveis para fomentar empreendimentos rurais. O evento corresponde à 10ª etapa do Circuito Aprosoja 2017, realizado no Tatersal do Parque de Exposições do município, com o apoio do Sindicato Rural de Coxim.

O engenheiro agrônomo Renato Roscoe, doutor em Environmental Sciences pela Wageningen University And Research Centre, na Holanda, foi o primeiro a palestrar. Em sua palestra, abordou aspectos da “Gestão da fertilidade do solo no sistema soja e milho”. O foco da mensagem foi mostrar ao público que é possível utilizar o máximo do potencial produtivo do solo de maneira equilibrada e sustentável social e economicamente.

Na sequência, o advogado Carlus Fonseca Boemeke falou sobre os desafios da sucessão familiar no negócio rural. Ele atua há 3 anos na consultoria Safras & Cifras, no setor Patrimonial, orientando empresas familiares da agropecuária nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

De acordo com o Boemeke, o rompimento da comunicação e a perda da confiança é responsável em 60% pelo fracasso das empresas familiares e 25% dos fracassos se devem à preparação inadequada dos herdeiros e sucessores, fatores que podem ser contornados e gerenciados.

Além do presidente do Sindicato Rural de Coxim, Mário da Fonseca Pires da Silva, a etapa contou, ainda, com a presença do fundador da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale, diretor da Aprosoja/MS atualmente, na gestão de Christiano Bortolotto.

São Gabriel do Oeste

Hoje, quarta-feira (7), o Circuito Aprosoja 2017 passa por São Gabriel do Oeste. Além de Renato Roscoe, o engenheiro agrônomo Fernando Muraro também ministrará palestra. Ele é pós-graduado em Economia Agrícola na Universidade de Pádua na Itália e especialista em Análise Técnica e Fundamental de Mercado de commodities agrícolas nos Estados Unidos. É fundador da AgRural Commodities Agrícolas, que presta assessoria de informação e comercialização para produtores de soja e milho das regiões Centro-Oeste e Sul e para empresas do setor de insumos e máquinas.

Para participar da etapa de São Gabriel do Oeste, basta inscrever-se gratuitamente pelo site: www.sympla.com.br/aprosojams. O evento acontece no Lions Clube do município, às 19h. Endereço: R. José Honório Sobrinho, 1042, Jardim Primavera.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Aprosoja/MS, Liana Feitosa.
Foto: Liana Feitosa – Aprosoja/MS.


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados