Siga MS visita 800 propriedades rurais para coleta de dados da 2ª safra de milho

06/09/2017
Siga MS visita 800 propriedades rurais para coleta de dados da 2ª safra de milho

A equipe do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) divulgou, nesta quarta-feira (6), um resumo das ações executadas durante a 2ª safra de milho 2016/2017. Segundo a Circular Técnica n° 225, foram visitadas propriedades rurais em 58 municípios do estado entre março e julho deste ano, totalizando mais de 800 fazendas.

Por meio das visitas, os técnicos da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) tiveram acesso a diversas informações e dados como variedades de milho plantadas, data de plantio, área plantada, quantidade de unidades de armazenamento de grãos, incidência de plantas daninhas, pragas e doenças, precipitação pluviométrica e situação geral das lavouras.

Das mais de 800 propriedades rurais do estado visitadas, a maioria recebeu um técnico da Aprosoja/MS mais de uma vez durante a safra para o acompanhamento do plantio, desenvolvimento e colheita das lavouras.

Com base em parte dessas informações, na data de 01 de setembro foi verificado que 93,8% da área de milho acompanhada pelo projeto Siga MS foi colhida. Os procedimentos de retirada dos grãos das lavouras já foram concluídos na região norte do estado, já a região sul tem 93,8% da área colhida e, a região centro, 91,4%.

Além disso, entre os resultados obtidos, estão informações relativas à quantidade de unidades de armazenamento de grãos no estado. De acordo com a Circular, verificou-se que 84,7% das propriedades visitadas não possuem silos ou armazéns de grãos, 13,5% possuem e 1,7% não há informações.

Os resultados da safra relativos ao volume total colhido, produtividade média alcançada em MS e área total efetivamente utilizada nesta safra de inverno serão divulgados apenas após a completa finalização da colheita.

Estimativas

Até o momento a Aprosoja/MS estima aumento de 3,4% de área plantada no estado, na comparação com os dados da safra 2015/2016, passando de 1,74 milhões de hectares para 1,80 milhões de hectares. Com isso, projeta-se acréscimo de 50,5% em relação à produção do grão (de 6,098 milhões de toneladas na safra 2015/2016 para 9,180 milhões de toneladas na safra 2016/2017) e acréscimo de 45,5% de produtividade, com valor de 85 sc/ha na safra atual.

Outros dados detalhados por município podem ser conferidos na íntegra, na Circular Técnica disponível na aba SigaWeb, no site da Aprosoja/MS.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Aprosoja/MS, Liana Feitosa.
Foto: Mario de Oliveira – Aprosoja/MS.


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados