Grupo rural inaugura usina fotovoltaica para gerar 95 mil kwh/mês

10/06/2019
Grupo rural inaugura usina fotovoltaica para gerar 95 mil kwh/mês
Divulgação

A família de produtores rurais Christianni, inaugurou no sábado (08), a Usina Fotovoltaica Jatobá instalada em 14 mil m² da propriedade no município de Sidrolândia. A solenidade contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke.

A usina conta com 2 mil placas solares com a tecnologia Double Glass, capazes de gerar 95 mil kwh/mês, com pico de potência de 640 kwp. A energia gerada é capaz de sustentar aproximadamente 400 residências de tamanho médio, gerando economia equivalente ao valor de R$ 65 mil por mês.

De acordo com a Família Christianni, esta é a primeira do Estado a utilizar o sistema Tracker, capaz de alterar os ângulos das placas em até 90°, que trabalha em esquema de girassol, acompanhando a trajetória do Sol para um melhor aproveitamento da energia solar.

Presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, recomenda que produtores olhem com bons olhos para a energia solar e a economia que pode gerar. “Vemos um empreendimento investindo em energia renovável e se tornando autosuficiente. Para quem tem estrutura de industrialização na fazenda é interessante pela economia que gera”, afirma.

Importante destaque sobre o tema deve-se a questão de que, em propriedades em que o produtor possui alto consumo de energia, como nos casos de armazenagem próprio e beneficiamento através de fábrica de rações, a análise de viabilidade dessas usinas é importante, uma vez que o produtor se beneficia do melhor preço de seu produto por ter armazém próprio ou fazendo o beneficiamento de grãos em sua fábrica de ração, e por outro lado de beneficia da redução de valores de conta de energia, pela existência da tecnologia fotovoltaica.

Há incentivos para quem quer investir em energia a partir de placas fotovoltaicas e a previsão é de que em setembro de 2019, o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) libere linha de crédito para o financiamento de aquisição e instalação de placas fotovoltaicas em residências ou condomínios residenciais por pessoas físicas para a micro e mini geração de energia elétrica.

Assessoria de Imprensa – Priscilla Peres


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados