José Aluísio Rohr – O Agricultor sustentável

28/07/2020
José Aluísio Rohr – O Agricultor sustentável

José Aloísio Rohr, tem 68 anos, é agricultor na cidade de São Gabriel do Oeste, onde já foi presidente do Sindicato Rural do município.

Nas fazendas Água Viva e São José, dedica-se a produção de soja e milho, mas principalmente à natureza. Privilegiado por contar com diversas nascentes e 10 cachoeiras em suas propriedades, José afirma cuidar com corpo e alma do meio ambiente, e desprezar qualquer tipo de vandalismo contra o ambiente natural. Plantio direto é uma das tecnologias empregadas pelo agricultor, para tornar o negócio cada vez mais sustentável.

Sobre sua história, ele conta que foi criado na agricultura. Desde pequeno observava o pai trabalhar na roça, com oito anos de idade já ajudava a plantar feijão, lavrar a terra com os arados de boi.

“Tenho muito orgulho de ser agricultor. Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é mexer com a terra, preservar a fauna, florestas e nascentes. Aqui na fazenda Água Viva, temos várias cachoeiras, temos nascentes, e nossa preocupação e dedicação é grande para cuidar e preservar o meio ambiente. Temos zelado muito das nossas terras”, explica José Aloísio Rohr.

Para ele a satisfação está também na lida. “É um prazer enorme estar em uma colheitadeira. Tenho uma admiração muito grande e orgulho de ser agricultor, é uma profissão que não vou deixar de exercer nunca”.

Mato Grosso do Sul

Sobre o estado eu escolheu para viver e produzir, Rohr vê grande potencial. “Vejo Mato Grosso do Sul com uma capacidade de produção muito grande. Lembro que quando começamos, colhíamos 25 sacas de soja e hoje vemos muitas lavouras colhendo acima de 75 sacas por hectare. E ainda temos um potencial grande para explorar os pastos degradados, que aos poucos estão virando lavouras”.

Ele explica também que sua família teve influência no desenvolvimento do município de São Gabriel do Oeste. “Minha família veio do Paraná, meu pai trabalhava na lavoura lá em Pato Branco e São João, onde tínhamos também uma criação de porcos para engorda. Quando chegamos aqui, São Gabriel nem existia, começamos a primeira lavoura de arroz da nossa região, na época, em 1972, abrimos 200 hectares. Somos muito orgulhosos pelo pai ter escolhido essa região e, por isso, estamos aqui até hoje”.

José Aloísio Rohr, tem 68 anos, e é nosso personagem da soja e homenageado pela Aprosoja/MS nesse dia do agricultor, representando todos os demais agricultores desse estado, que valoriza a produção de quem põe a mão na terra, com sustentabilidade, a favor de milhares de pessoas.


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados