Reitor da Uems garante vestibular de Agronomia ainda este ano, em Maracaju

03/02/2021

Reitor da Uems garante vestibular de Agronomia ainda este ano, em Maracaju

Encontro técnico reuniu representantes de instituições ligadas ao agronegócio do estado, entre elas, o Sindicato Rural, Fundação MS e Aprosoja/MS

Durante reunião técnica realizada no Sindicato Rural de Maracaju, na tarde de terça-feira (2), o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Laércio Alves de Carvalho, afirmou que, apesar da pandemia, o vestibular para o curso de Agronomia em Maracaju está garantido este ano. Porém, sobre o início das aulas, o reitor disse que a universidade espera um avanço da vacinação contra a Covid-19 no estado para definir datas.

Laércio Alves de Carvalho destacou que este é um momento decisivo para todas as instituições envolvidas na tarefa de conduzir e instalar efetivamente o curso de Agronomia em Maracaju e reforçou o papel importante, a partir de agora, de registrar os termos de cooperação técnica destas instituições com a Uems. Um destes acordos é com o Senai, para uso dos laboratórios em aulas de química e outras disciplinas.

“Nós estamos com todo este processo em andamento, o curso já está aprovado na instituição, agora o próximo passo é fazer estes termos de cooperação, estabelecer isso junto aos parceiros de Maracaju e do estado, para oportunizar aos alunos as visitas técnicas, a realização de pesquisas e aulas práticas à campo, de acordo com as demandas locais”, pontuou o reitor.

Apoio

Desde o início do processo de implementação do curso de Agronomia em Maracaju, várias instituições manifestaram apoio à Uems, a fim de contribuir com a universidade na realização de um desejo de mais de 25 anos da comunidade. Entre estas instituições, destacam-se o Sindicato Rural de Maracaju, a Fundação MS, um dos mais importantes centros de pesquisas agrícolas do país, e a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul, Aprosoja/MS.

“O curso contribuirá significativamente para o avanço da agricultura da região, que está entre as maiores em volume de produção no estado. Ciência é a base para o desenvolvimento no campo”, afirmou o presidente da Aprosoja, Dobashi.

Vagas

Ainda durante a reunião técnica, o reitor voltou a frisar que o vestibular para o curso de Agronomia em Maracaju será mantido com o mesmo número de vagas já divulgado em 2020. “Abriremos 50 vagas para Agronomia em Maracaju e tão logo avançaremos as tratativas e à medida que a vacinação avançar, divulgaremos as inscrições deste curso ainda que é um sonho para todos nós”, reforçou.

Presenças

O encontro reuniu o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, o presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Robert Ziemann, o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi, o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Caminha, o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, e demais representantes de instituições.

Jornal Maracaju Hoje, com assessoria

Disse suksessene rapporteres også av CSP-ene Christine Russia, Sarah King og Swarup Bhattacharya. Multinasjonale eosinofiler har et økt antall horisontale legemer, som er granuler, og vesikotubulære understrukturer. potenspiller for menn I løpet av denne perioden bør treningsmengden reduseres til et minimum, og dermed for en gitt treningsøkt, og det bør tas hensyn til rehydrering under og etter trening.