Resumo Aprosoja MS

12/08/2020
Resumo Aprosoja MS

O Resumo Aprosoja MS tem o objetivo de informar, de forma simples e rápida, o cenário agronômico e econômico da soja e milho no mercado sul mato grossense. Está disponível tanto em formado gráfico quanto em áudio semanal da instituição.

Metodologia

Sobre o tema agronômico, os dados são semanalmente coletados pelos profissionais daAprosoja/MS nas propriedades produtoras de soja e milho de Mato Grosso do Sul e indicam pragas, plantas daninhas, doenças, adversidades causadas nas lavouras, clima, porcentagem colhida e plantada, essas informações são relacionadas a cada momento das culturas, essas informações são do Projeto SIGA/MS desenvolvido em conjunto com a Famasul e FUNDEMS/SEMAGRO.

Já a análise econômica está voltada para oferta e demanda dos grãos no mercadodisponível e futuro. A coleta dos preços de milho e soja disponível ocorre diariamente através de contato com as principais cerealistas, cooperativas, tradings e consultorias do estado. As instituições que fornecem os preços são responsáveis pelas principais macrorregiões do Estado, a saber: Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste.

As macrorregiões foram definidas com base nos estudos do Projeto SIGA que dividiu o estado em regiões norte, nordeste, oeste, cento, sul, sudoeste, sul da fronteira e sudeste. A fim de correlacionarmos o estudo agronômico com o estudo econômico dos preços
definimos macrorregiões importantes com base na presença de cerealista, cooperativas e tradings, além de estarem presentes em cada região do SIGA MS. Essa relação pode ser vista na tabela a seguir:

As regiões sudoeste e sul da fronteira foram conectadas devido a extensão e logística de escoamento.

Para obtenção do preço diário para cada praça/macrorregião é realizada uma média com os valores fornecidos pelas cerealistas, cooperativas, tradings e consultorias, quando falamos de preço disponível.

Os preços decorrentes de bolsas são coletados no período vespertino, as 16 horas, horário de fechamento da bolsa de valores de Chicago. Quanto ao preço futuro, essa média diária é realizada através do preço da bolsa de valores.

Além da média diária, selecionamos o período de segunda-feira a sexta-feira de cada semana para realizarmos a média, a fim de que seja acompanhado o movimento do dólar que oscila durante esses cinco dias úteis, colaborando também para o movimento
de precificação.

A média aritmética semanal realizada por praça, também é realizada para o estado do Mato Grosso do Sul através das médias desses valores finais obtidos. Logo, os preços por praça e a média estadual da semana estão disponíveis no One Page – Resumo Aprosoja MS, liberado todas as terças-feiras.

Os dados, portanto, são consolidados e, também são interpretados e analisados no áudio do One Page – Resumo Aprosoja MS, disponibilizado conjuntamente com o material digital, pelo site oficial e, também pelas redes sociais de comunicação.

As instituições colaboradoras no fornecimento de preço até o momento, são: CME Group, Sim Consult, Granos, C. Vale, Cooasgo, Copagrill e Copasul.

Resumo Aprosoja MS – 380

Resumo Aprosoja MS – 379

Resumo Aprosoja MS – 378

Resumo Aprosoja MS – 377

Resumo Aprosoja MS – 376

Resumo Aprosoja MS – 375

Resumo Aprosoja MS – 374

Resumo Aprosoja MS – 373

Resumo Aprosoja MS – 372

Resumo Aprosoja MS – 371

Resumo Aprosoja MS – 370


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados