Sebastião Cruciol Filho – O Agricultor técnico

28/07/2020
Sebastião Cruciol Filho – O Agricultor técnico

Sebastião Cruciol Filho – O Agricultor técnico

 

Sebastião Cruciol Filho, tem 60 anos e produz no município de São Gabriel do Oeste, mais especificamente na Fazenda Vale Verde, onde se dedica ao cultivo de soja e milho.

Sua história na agricultura começou após sua formação em técnico agrícola, no final da década de 70, antes de assumir um concurso na Empaer. Depois seguiu para iniciativa privada, montou seu escritório de assistência técnica e planejamento, e em 1989 começou a plantar soja. “E no inverno, naquela época, não tinha safrinha de milho, a gente plantava trigo e milheto, mas isso era grande parte, para cobertura”, explica.

Criado no meio da agricultura, Sebastião veio do interior de São Paulo, onde os pais trabalhavam em fazendas de café. “E hoje já fazem cerca de 32 anos que me dedico a essa prática de cultivo de soja. Há uns 15 anos para cá, a gente começou a fazer o cultura de inverno, também comercial, começamos a plantar milho com um pouco mais de tecnologia, optando por variedades de soja mais precoce, e nisso conseguimos plantar dentro de uma janela positiva, garantindo uma produtividade relativamente boa”.

 

Mato Grosso do Sul

Sebastião acredita no potencial do estado para avançar na produção de grãos. “Vejo a agricultura no Mato Grosso do Sul em uma crescente, principalmente em áreas marginais, porque nós não temos mais chapadões, como existem em várias regiões do Brasil, de solos homogêneos e grandes extensões. Mato Grosso do Sul tem muita área de pastagem degradada que dá para cultivar, mas tem que trabalhar com tecnologia diferenciada, pela condição do solo e suas características físicas, mais mistas”, aponta.

“Para você ter uma grande produtividade, tem que utilizar a tecnologia. O que não ocorre tanto como em algumas outras regiões de grandes chapadões, com solos homogêneos, onde o regime de chuva é bem definido. Mas o Mato Grosso do Sul é um estado que eu acredito, que em curto prazo de tempo, terá condições de dobrar a sua área de plantio e aumentar a sua meta de produtividade por hectare”, elencou..

Sebastião Cruciol Filho, tem 60 anos, e é nosso personagem da soja e homenageado pela Aprosoja/MS nesse dia do agricultor, representando todos os demais agricultores desse estado, que valoriza a produção de quem põe a mão na terra, com sustentabilidade a favor de milhares de pessoas.

 


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados