Vazio Sanitário da soja começa dia 15 de junho em Mato Grosso do Sul

06/06/2019
Vazio Sanitário da soja começa dia 15 de junho em Mato Grosso do Sul

O vazio sanitário vegetal começa oficialmente em Mato Grosso do Sul no dia 15 de junho e segue até 15 de setembro de 2019, período de 90 dias em que fica proibido o cultivo de soja, sob risco de penalidades. A campanha deste ano é realizada pela Aprosoja/MS, Famasul, Semagro e Iagro.

O período de plantio da oleaginosa no Estado acontece entre os dias 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do Iagro (www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio). O período é crucial para evitar a expansão de focos de ferrugem asiática nas lavouras, sendo a doença de maior expressão da cultura da soja.

Presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke destaca que a safra de milho atual teve como característica a atuação forte de pragas a o aparecimento de novas, o que representa uma grande ameaça para o produtor. “Temos visto cada vez mais pragas nas lavouras e por isso se faz muito importante o cumprimento das medidas sanitárias de maneira muito séria e responsável para evitarmos problemas maiores”.

“Sanidade é tudo hoje em dia, e temos visto como um caso atípico de uma doença mexe em todo o mercado internacional e vira um problema. Então sabemos a importância da questão sanitária e da necessidade de levar isso a sério e o vazio sanitário é fundamental para garantir a seguridade da soja”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.


Busque no site

Curta nosso Facebook

Siga-nos no Instagram: @aprosojams

Siga-nos no Twitter: @aprosojams

Aprosoja/MS 2016. Todos os direitos reservados